Bueno Tchê

Bueno tchê, puxe um cepo e proseie... que a roda tá feita e o mate tá ajojado...

domingo, 22 de maio de 2011

A Identidade do Gaúcho da Pampa...

O poema Martin Fierro (maior clássico da literatura gauchesca), do argentino José Hernandez de 1872, é uma celebração da bravura do gaúcho, do homem livre da pampa em suas lutas pela sobrevivência. Tornou-se ícone máximo do povo da “pampa gaúcha” que compreende A Argentina, Uruguai e Brasil, unidos nessa epopéia, através do Rio Grande do Sul, e particularmente Santana do Livramento. Na vastidão da campanha, onde o olhar se esparrama pelo horizonte, lá esta o pampa, um imenso mar verde que tem suas beiradas no Rio da Prata e seu fim, se é que o tem, na Patagônia, bem mais ao sul.
Um representante da tradição literária ibérica, aquela que registra as façanhas de um bravo cavaleiro, Martin Fierro, porta voz da sua própria historia, foi a revivência do El Cid campeador, o caudilho ibérico de mil anos atrás que, também desterrado, saiu a pelejar contra meio mundo na Espanha da época.Uma espécie de manifesto de desagravo em contraponto aqueles que lutavam contra a existência da cultura do gaúcho. Em 1870, Jose Hernandez participou de um levante armado, o poema redigido em língua nativa e rústica contribui para formação cultural do homem e da mulher da pampa. Uma força telúrica, uma das mais autenticas expressões da liberdade do homem da Latino América. Gauchismo “um estado de espírito supranacional”.


Fonte: Centro de Cultura Um Canto Para Martin Fierro.

Um comentário:

  1. Puzóia... mto legal o teu blog. a interface ficou bem receptiva com as letras e a cor tbm bem boas.
    quanto ao texto do martin fierro acho importante como trabalho historico a figura do martin fierro, como retrato de um periodo da nossa identidade, da nossa historia... mas discordo que deveria ser usado como a "biblia dos gauchos" como muitos gostam de falar, porque o personagem era extrremamente preconceituoso e intolerante... alem de desrespeitoso, inclusive com mulheres... coisas que era normal num certo periodo de tempo, mas q hoje em dia eh inadimissivel q seja levado como cartilha d comportamento...
    sendo q tbm a figura do gaucho que a gente tem hoje é uma figuraidealizada que nada condizia com a realidade... foi criado por conveniência!!!

    ResponderExcluir